Aplicação no Jardim Lapena

A segunda parte deste estudo buscou realizar uma aplicação e customização do painel de indicadores para o contexto específico do Jardim Lapena, na região de São Miguel Paulista. O exercício de customização não envolveu uma alteração da teoria de mudança já apresentada, mas sim uma análise específica de como estas organizações se ligam às atividades ali identificadas.

Partiu-se das atividades listadas na teoria de mudança ligando-a às organizações que desempenham atividades de apoio no território do Jardim Lapena. Para tanto, foram realizadas entrevistas com atores diversos –– incluindo colaboradores de organizações sociais, escolas, unidades de saúde, além de especialistas e de moradores do bairro. Essas entrevistas permitiram um diagnóstico preciso das atividades desempenhadas por cada organização, as quais têm correspondência com as atividades incluídas na teoria de mudança consolidada.

O critério para inclusão das ações neste levantamento baseou-se em três pilares. Primeiro, consideraram-se exclusivamente atividades em andamento. Segundo, foram incluídas apenas ações diretamente relacionadas ao desenvolvimento do território. Por fim, não se consideraram atividades que coincidissem com as responsabilidades regularmente atribuídas aos órgãos públicos. Portanto, ações cujo planejamento e implantação ainda se encontram sob andamento não foram listadas. O levantamento final resultou em nove organizações distintas e mais de 50 ações mapeadas.

Por fim, de posse das atividades desenvolvidas por cada organização, o passo final consiste num mapeamento dos resultados associados às atividades específicas e, consequentemente, às organizações que as desenvolvem.

Foi possível observar como as nove organizações mapeadas geram vários tipos de resultados diretos ou indiretos no território do Jardim Lapena. Muitas dessas organizações contribuem para atingir diversos resultados, em múltiplas áreas. Essas organizações promovem ações de escopo amplo, que se ligam a produtos e resultados de diferentes áreas temáticas. Outras organizações possuem uma atuação mais focalizada, por meio de ações essencialmente concentradas em um tema de maior interesse.

Convém notar, contudo, que mesmo essa atuação mais focalizada pode gerar efeitos importantes em outras áreas. Por exemplo, no caso dos institutos que focalizam sua atuação na área de saneamento, nota-se que suas ações contribuem para resultados nas áreas de educação (e.g., R.1) e saúde pública (e.g., R.10), uma vez que, segundo a teoria da mudança aqui apresentada, acesso a melhores condições de saneamento pode aumentar o engajamento escolar e reduzir a incidência de doenças.

Esta analise também demonstra que nenhuma outra organização está ligada a um número maior de resultados do que a Fundação Tide Setubal. De fato, com exceção de resultados fortemente dependentes da atuação do poder público (mais precisamente: R.19, R.28, R.29, R.30 e R.35), a Fundação contribui, direta ou indiretamente, para a realização de todos os resultados da teoria de mudança.

Em particular, foi possível estabelecer ligações entre as diversas organizações, de acordo com os resultados que essas organizações compartilham entre si. Utilizando-se uma metodologia de análise de redes, foi possível confirmar a atuação altamente central da Fundação Tide Setubal (FTAS) no território do Lapena. Vale notar que, no caso da FTAS, o compartilhamento de objetivos com outras organizações surge naturalmente como consequência de sua atuação fortemente baseada em parcerias.