Conheça o Lapena

• 2026
  • 2028
  • 2030

Esta categoria contém resultados ligados à governança do território, tais como o empoderamento e pertencimento comunitário, além do exercício da cidadania. Relaciona-se, ainda, nessa mesma categoria, o acesso dos moradores a lazer e cultura, que contribui fortemente para a melhoria da convivência na região.

O Jardim Lapena já mostrou em sua história a importância do engajamento comunitário para levar as demandas ao poder público e ser atendido. Esse ainda é um caminho necessário para o bairro, que tem baixa prioridade no poder público e baixa cobertura de serviços, seja os de primeira necessidade, como saúde e educação, seja de cultura, esportes e lazer. No entanto, chama a atenção que a insatisfação dos habitantes é menor com a quantidade de equipamentos e maior com fatores como sua manutenção e variedade; informação importante para a tomada de decisão de política pública no bairro. Do ponto de vista positivo, os dados trazem que, em meio a tantos desafios, os moradores ainda se sentem relativamente satisfeitos com o convívio no bairro, o que é muito importante para a formação de vínculos para a união de forças a favor do bem comum.

Para facilitar a análise dos dados coletados no Jardim Lapena, esta categoria foi subdividida em quatro temáticas que podem ser conferidas a seguir.1

1. Não foram coletados os dados referentes aos indicadores de Desenvolvimento da primeira infância e habilidades socioemocionais dos estudantes.voltar

O bairro está mudando muito, está evoluindo e isso é ótimo. Tem a participação dos moradores que se reúnem para discutir o que está dando certo e o que não está, então vamos até o poder público para buscar essas melhorias. Também tem o grupo de Guardiãs do Território, somos aproximadamente 200 mulheres trabalhando em prol do nosso bairro. Somos mulheres, negras e periféricas em busca de empoderamento e mais conhecimentos.

Julinda Oliveira,

pedagoga e Presidenta das Guardiãs

Acho que os moradores deveriam participar e se envolver mais nos projetos da comunidade. Tem aqueles que se envolvem 100%, mas a maioria das pessoas não se envolve por falta de informação e divulgação, ou por questões políticas. Quanto ao Plano de Bairro, igrejas e associações que ajudam, isso tem feito mudanças, mas acho que falta a presença das lideranças da comunidade. Se os líderes participassem mais, o número de moradores envolvidos seria muito maior e as coisas funcionariam mais rápido!

Carlos Borel (Dida)