Conheça o Lapena

• 2026
  • 2028
  • 2030

Infraestrutura reúne uma série de resultados associados aos macrotemas de infraestrutura e moradia. Destaca-se, nessa categoria, o acesso das pessoas ao saneamento básico, à energia elétrica, às comunicações, ao transporte de qualidade e a boas condições de moradia.

Esse é um dos pontos mais sensíveis do Jardim Lapena. O bairro enfrenta sérias condições no que se refere à qualidade das habitações, com alto número de moradores que vivem em favelas e loteamentos irregulares, em construções precárias ou dividindo a mesma casa com muitas pessoas, circunstâncias que se agravam pelo fato de o terreno estar próximo ao leito do Rio Tietê e muito sujeito a alagamentos. Grande parte das residências também não tem calçadas e ainda há problemas de acesso a serviços de energia elétrica, água, coleta de lixo, esgoto e internet. O ponto mais positivo é o acesso a transporte público, pois, apesar de não ter linhas de ônibus que passam dentro do bairro, o Jardim Lapena está muito próximo ao centro de São Miguel Paulista, que, em si, já oferece oportunidades de trabalho, estudo, lazer, compras etc., além de dispor de muitas linhas de ônibus e da linha 12 da CPTM.

Para facilitar a análise dos dados coletados no Jardim Lapena, esta categoria foi subdividida em quatro temáticas que podem ser conferidas a seguir1.

1. Não foram coletados os dados referentes aos indicadores de Desenvolvimento da primeira infância e habilidades socioemocionais dos estudantes.voltar

Para mim está evoluindo, existem projetos e o Galpão ZL é uma grande referência, mas faltam espaços públicos. Só temos duas praças porque nós construímos, fora isso não temos mais quase nada de espaço público. A água chega em todos os lugares, mas o esgoto não, em algumas áreas ele é a céu aberto. Pagamos por esse serviço que não acontece!

Raimundo Ramos

Desde que foi implantado o Plano de Bairro Jardim Lapenna, aconteceram mudanças no bairro e agora com as praças que serão feitas e adaptadas com certeza teremos uma qualidade de vida muito melhor para nossas crianças, adolescentes e idosos. Os estudos realizados pelo Galpão ZL e parceiros, nos dão esperança de moradias melhores. Nós do Grupo de Trabalho de Infraestrutura conseguimos melhorias na passagem de saída de uma das creches do bairro, uma grande realização para o nosso grupo.

Marleide Rezende Serafim