Conheça o Lapena

• 2026
  • 2028
  • 2030

Essa categoria compreende resultados que influenciam diretamente o bem-estar dos habitantes do território. Inclui, portanto, diferentes dimensões, tais como saúde (e.g., acesso à saúde básica; saúde e planejamento familiar) e segurança (e.g redução da criminalidade e violência; sensação de segurança e confiança).

Os dados mostram a dificuldade dos habitantes ao acesso a equipamentos de saúde e lazer e hábitos pouco saudáveis.

No âmbito da saúde, por exemplo, foi observado o baixo percentual de gestantes menores de idade e de bebês nascidos abaixo do peso, o que pode ser entendido como positivo, por um lado, mas esses casos merecem máxima atenção da comunidade e do poder público, pois a gravidez precoce e a saúde da criança na primeira infância são fatores que afetam de forma muito relevante o desenvolvimento dessas meninas e dos bebês.

Já no que se refere à segurança, o Jardim Lapena está numa região da cidade com altas taxas de violência e criminalidade, não à toa os moradores relatam se sentir pouco seguros nas ruas do bairro e baixa confiança na polícia.

Para facilitar a análise dos dados coletados no Jardim Lapena, esta categoria foi subdividida em seis temáticas que podem ser conferidas a seguir.

Gosto da evolução que tivemos no bairro, pois sou da época que as casas eram de madeira, sem energia, sem instituições de educação, sem arte e sem espaço para nossas crianças. Hoje temos o Parque dos Sonhos, o Galpão ZL e praças. Aos poucos a gente consegue ter um lugar melhor para morarmos, principalmente quando chegar o esgoto e asfalto em todos os lugares.

Tayane Caroline,

conselheira gestora da Ubs e integrante do comitê de artistas

Sobre a qualidade de vida é direcionada para as crianças, elas saem da escola e não tem para onde ir, então elas ficam muito vulneráveis na rua podendo sofrer acidentes ou se envolver com a criminalidade. Precisa de mais projetos para envolver essas crianças e livrá-los da marginalidade. Quanto a saúde, muitas pessoas chegam para mim dizendo que não tiveram um tratamento de qualidade no posto de saúde do bairro, falta acolhimento e isso causa revolta. Em relação aos hábitos saudáveis, fico muito feliz de participar do projeto das hortas com as guardiãs e o GT de meio ambiente. Nós construímos em vários locais no bairro e hoje as pessoas nos procuram para saber como criar hortas verticais em suas casas, então é muito gratificante!

Maria Edilene