Dados Comparados

Esta seção apresenta a primeira edição do monitoramento e avaliação do Jardim Lapena, por meio do Painel de Indicadores. A coleta de dados será realizada bianualmente e você poderá checar os resultados nas seções do case Lapena 2030.

Como primeiro passo para o monitoramento das atividades desenvolvidas pela Fundação no Jardim Lapena foi realizado entre abril e junho de 2022 o levantamento dos dados e cálculo dos 67 indicadores para o bairro e para o território definido como referência para ser acompanhado ao longo do tempo (território de comparação).

A escolha do território de comparação baseou-se inicialmente nos dados do Saeb 2019 e Censo Escolar 2020, ambos elaborados pelo INEP, e foram definidos os seguintes critérios para a escolha do território de comparação: i) diretoria de ensino a qual pertence (restringindo o escopo de pesquisa à Zona Leste, que é a mesma região do Jardim Lapena); ii) proporção de alunos brancos; iii) proporção de alunos que possuem máquina de lavar roupa em casa (indicativo de nível socioeconômico); iv) escolaridade dos pais (indicativo de nível socioeconômico); v) média da proficiência em língua portuguesa no Saeb; vi) total de alunos por etapa e; vii) total de escolas no territórios. Após a checagem de características sociodemográficas observadas, foram selecionados 3 territórios semelhantes. Dentre eles, optou-se por um território que apresentou os os indicadores mais próximos aos do Jardim Lapena, bem como uma semelhança geográfica e de estimativa de população muito interessantes, apresentando como característica em comum até mesmo as dificuldades enfrentadas com alagamentos em períodos de muita chuva. Para fim desta pesquisa, este local foi nomeado como Território Controle.

Os dois primeiros passos para a coleta de dados e construção dos indicadores para os bairros foram: (i) a análise da documentação resultados do estudo desenvolvido para o relatório Lupa da Cidade; (ii) revisão dos dados disponíveis (de divulgação oficiais ou de possível acesso por meio de consulta às instituições oficiais) para a construção de cada indicador.

Os indicadores foram então reclassificados, conforme a adequação e possibilidade de acesso e a viabilidade de coletá-los via um questionário aplicado no território. Essa divisão resultou então em duas frentes de atuação: a coleta de dados primários e o levantamento de dados secundários.

Para a coleta dos dados primários desenvolveu-se um instrumento de pesquisa específico, capaz de obter todas as informações necessárias para a construção dos indicadores do painel para os quais não haveria dados secundários ou estavam disponíveis, porém em outro nível de abrangência que não o do território. A coleta de dados nos territórios foi realizada no formato de pesquisa de fluxo – entrevistando pessoas nas ruas do bairro. O campo foi feito entre os dias 05 e 20 de abril de 2022 em ambos os territórios.

Os dados secundários utilizados para os cálculos dos indicadores foram de diversas fontes como Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, GEOSAMPA, SPTrans, Secretaria Municipal de Transporte e outras. Quando os dados não estavam disponíveis nos sites das respectivas instituições, enviou-se um pedido formal, via a Lei de Acesso à Informação (LAI), no sistema de informação do cidadão (SIC). O apêndice 4 contém o detalhamento de todos os pedidos de solicitação de dados encaminhados via LAI que deverão orientar o levantamento de dados para as próximas edições do M&A, de forma a manter a comparabilidade entre as edições.

Todas as estratégias, métodos e instrumentos utilizados para tais levantamentos foram documentados para garantir a transparência da elaboração e, principalmente, garantir a continuidade e comparabilidade do monitoramento e avaliação em suas próximas edições no Jardim Lapena e Território Controle, bem como servir de referência para que outros territórios sejam monitorados. Conheça aqui o relatório.

Acesse aqui todos os dados coletados para o Jardim Lapena e do território controle.

Ficha técnica levantamento de dados e cálculo dos indicadores

Coordenação
Fabiana Tock / Fundação Tide Setubal

Desenvolvimento