Conheça o Lapena

• 2026
  • 2028
  • 2030

Na categoria de oportunidades, reúnem-se, essencialmente, os resultados de atividades mais diretamente associados aos macrotemas de educação e emprego e renda. Nesse sentido, sugere que intervenções em áreas urbanas vulneráveis cujo foco seja a promoção de oportunidades aos moradores do território devem monitorar resultados ligados, por exemplo, ao desempenho e engajamento escolar, capacitação profissional e acesso a crédito.

A população jovem do Jardim Lapena não apresenta níveis de aprendizado adequados para a idade. A escolaridade média é menor que a necessária para a conclusão do ciclo básico de ensino, o número de alunos que abandonam a escola é alto, principalmente no ensino médio, e o número de jovens matriculados no ensino superior é pequeno. As dificuldades educacionais se refletem no mercado de trabalho. A maioria dos habitantes trabalha de maneira informal, e uma parcela grande da população tem dificuldade para encontrar trabalho. Entre os que trabalham, mais de 70% passam por alguma precariedade no emprego e menos de 20% trabalham em sua área de formação. Os dados ainda mostram que a população tem renda média inferior ao salário mínimo e dificuldade de acesso a crédito. Também foram detectadas desigualdades muito relevantes. Por gênero, as meninas têm desempenho bem abaixo dos meninos na escola, o que pode ser explicado por motivos como gravidez na adolescência e trabalho doméstico. Isso se reflete na vida adulta, também sendo verificado nos dados que os homens que vivem no bairro têm mais opções de emprego que as mulheres, que enfrentam as barreiras da menor escolaridade e da menor disponibilidade ao trabalho por conta do trabalho de cuidar dos filhos.

Para facilitar a análise dos dados coletados no Jardim Lapena, esta categoria foi subdividida em cinco temáticas que podem ser conferidas a seguir1.

1. Não foram coletados os dados referentes aos indicadores de Desenvolvimento da primeira infância e habilidades socioemocionais dos estudantes.voltar

Apenas 7,1% dos jovens entre 18 e 25 anos da comunidade escolar do Pedro Moreira Matos, ingressam no ensino superior. Como educador vejo com preocupação dados como esse. Entretanto, a possibilidade de trazer para o debate a importância da educação e seu impacto no aspecto socioeconômico da comunidade escolar e do território do Jardim Lapenna, isso pavimenta caminhos e define estratégias para o planejamento, implementação e avaliação das atividades e recursos necessários para a mudança dessa realidade. Conclamo aqui a todos os leitores e leitoras deste site para juntar-se ao debate.

Claudio Oliveira Fernandes,

professor de História/Coordenador de Organização Escolar na E. E. Pedro Moreira Matos

Entendo que entre os diversos problemas enfrentados pelos moradores aqui da comunidade, o que traz mais sofrimento é a falta de emprego e renda. Os Grupos de Trabalho (GTs) vieram para envolver a comunidade com essa problemática. Sou moradora e atuante do GT de Economia Solidária e também tenho o sonho de criar uma cooperativa de costura aqui, no Jardim Lapenna, isso geraria empregos para muitas famílias e acredito que isso seria maravilhoso para o crescimento da economia local do bairro.

Kelly Cristiane