Saúde e planejamento familiar

Qualidade de vida

O Jardim Lapena tem cerca de
43% mais crianças pequenas e 52% mais
responsáveis familiares jovens do que
o distrito de São Miguel Paulista

No bairro a média de crianças abaixo de 4 anos é de 9% contra 6,3% em São Miguel Paulista que segue o mesmo percentual da cidade de São Paulo. Ainda, o bairro possui 19,6% de responsáveis familiares de 10 a 29 anos de idade, contra 12,9% e 14,2% em São Miguel Paulista e São Paulo, respectivamente. Tais dados constam no relatório Lupa na Cidade e são do Censo 2010. A temática de planejamento familiar é bastante relevante para o enfrentamento dos desafios como gravidez na adolescência e saúde materno-infantil.

Por mais que a população do Jardim Lapena tenha crescido muito de 2010 até agora, o alto percentual de responsáveis familiares jovens e de crianças pequenas guarda relação com pobreza e vulnerabilidade, portanto, pode-se esperar que o bairro continue mostrando indicadores acima da média da cidade.

A coleta de dados feita pela Fundação Tide Setubal registrou baixo percentual de gestantes menores de idade e de bebês nascidos abaixo do peso, mas esses casos merecem máxima atenção da comunidade e do poder público, pois a gravidez precoce atrapalha o desenvolvimento escolar e a formação para o mercado de trabalho das meninas, enquanto a saúde da criança em seus primeiros anos de vida é crucial para o adequado desenvolvimento do ser humano.

Pesquisa com moradores do bairro. Dados de 2022

Resultados e Indicadores do tema Saúde e planejamento familiar

Jd Lapena
Território controle