Empregabilidade e empreendedorismo
Somente 1 a cada 4 mães de crianças
pequenas conseguem trabalhar e gerar
renda para a família
No bairro, menos de 27% das mães de crianças de até 5 anos têm disponibilidade para trabalhar. O contexto de escolaridade baixa, as poucas oportunidades no mercado de trabalho e a falta de vagas em creches públicas levam a esse problema, particularmente grave no Jardim Lapena, que tem uma concentração de crianças pequenas bem maior que no distrito de São Miguel Paulista e na cidade de São Paulo. A indisponibilidade para o trabalho também significa indisponibilidade para os estudos, levando o problema para o futuro dessas mães.
A população do Jardim Lapena enfrenta dificuldade de acessar oportunidades de trabalho. A maioria dos habitantes do bairro com potencial de oferecer mão de obra é informal, limitando o acesso a políticas públicas atreladas à carteira de trabalho, como o abono salarial e a aposentadoria. Além disso, uma parcela muito baixa das pessoas disse participar de programas de capacitação, o que poderia impulsionar a colocação no mercado. Assim, o bairro enfrenta uma situação muito complicada, que é o fato de quase 60% dos moradores de 15 a 65 anos não estarem sequer procurando emprego – ao que se dá o nome de desalento. Entre aqueles que trabalham, também existem problemas e desafios importantes. Mais de 70% enfrentam alguma precariedade, seja pela informalidade, salário menor que o mínimo ou jornada de trabalho mal definida. Ainda, menos de 20% dos ocupados estão trabalhando em sua área de formação técnica ou superior.
Menos de
Das mães de crianças pequenas
conseguem trabalhar
Há desigualdade no acesso a opções de emprego entre diferentes grupos sociais no Jardim Lapena. Os homens que vivem no bairro têm mais opções de emprego que as mulheres, assim como os moradores que recebem maiores salários do bairro têm muito mais opções de emprego que aqueles com salários mais baixos. A menor escolaridade das mulheres e a menor disponibilidade delas ao trabalho por conta dos filhos aparecem como barreiras quando se comparam com os homens. As desigualdades no Jardim Lapena são mais baixas nas comparações entre brancos e pretos, pardos e indígenas e entre pessoas com deficiência e sem deficiência.
% Indivíduos que possuem opção de emprego
Homens
Mulheres
Brancos
PPIs
Menos renda
Mais renda
Deficientes
Deficientes
Pesquisa com moradores do bairro. Dados de 2022