Qualidade de vida
- 2022
- 2024
- 2026
- 2028
- 2030
Essa categoria compreende resultados que influenciam diretamente o bem-estar dos habitantes do território. Inclui, portanto, diferentes dimensões, tais como saúde (e.g., acesso à saúde básica; saúde e planejamento familiar) e segurança (e.g redução da criminalidade e violência; sensação de segurança e confiança).
Os dados mostram a dificuldade dos habitantes ao acesso a equipamentos de saúde e lazer e hábitos pouco saudáveis.
No âmbito da saúde, por exemplo, foi observado o baixo percentual de gestantes menores de idade e de bebês nascidos abaixo do peso, o que pode ser entendido como positivo, por um lado, mas esses casos merecem máxima atenção da comunidade e do poder público, pois a gravidez precoce e a saúde da criança na primeira infância são fatores que afetam de forma muito relevante o desenvolvimento dessas meninas e dos bebês.
Já no que se refere à segurança, o Jardim Lapena está numa região da cidade com altas taxas de violência e criminalidade, não à toa os moradores relatam se sentir pouco seguros nas ruas do bairro e baixa confiança na polícia.
Para facilitar a análise dos dados coletados no Jardim Lapena, esta categoria foi subdividida em seis temáticas que podem ser conferidas a seguir.
Acesso à saúde básica e desenvolvimento de hábitos saudáveis
No Jardim Lapena há apenas
2 médicos para cada 10 mil habitante
Acesse outros dados desse tema
Saúde e planejamento familiar
O Jardim Lapena tem cerca de
43% mais crianças pequenas e 52% mais
responsáveis familiares jovens do que
o distrito de São Miguel Paulista
Acesse outros dados desse tema
Atenuação de doenças, internações e óbito
Foram registrados zero óbitos
decorrentes de fonte de água insegura
mesmo o bairro tendo mais de 22% de
moradias sem acesso a coleta de esgoto
Acesse outros dados desse tema
Valorização e retenção das propriedades
R$ 573 é o valor médio do aluguel
cobrado no bairro: levantamento
demonstrou que os moradores estão
dispostos a pagar este valor
Acesse outros dados desse tema
Redução da criminalidade e violência
O bairro está numa região com alta violência
e criminalidade: a cada 25 habitantes,
1 foi vítima de furto ou roubo em 2021
Acesse outros dados desse tema
Sensação de segurança e confiança na polícia
Moradores se sentem pouco seguros
no bairro, com nota média abaixo de
5 para a confiança na polícia.
Acesse outros dados desse tema
Gosto da evolução que tivemos no bairro, pois sou da época que as casas eram de madeira, sem energia, sem instituições de educação, sem arte e sem espaço para nossas crianças. Hoje temos o Parque dos Sonhos, o Galpão ZL e praças. Aos poucos a gente consegue ter um lugar melhor para morarmos, principalmente quando chegar o esgoto e asfalto em todos os lugares.
Tayane Caroline,
conselheira gestora da Ubs e integrante do comitê de artistas
Sobre a qualidade de vida é direcionada para as crianças, elas saem da escola e não tem para onde ir, então elas ficam muito vulneráveis na rua podendo sofrer acidentes ou se envolver com a criminalidade. Precisa de mais projetos para envolver essas crianças e livrá-los da marginalidade. Quanto a saúde, muitas pessoas chegam para mim dizendo que não tiveram um tratamento de qualidade no posto de saúde do bairro, falta acolhimento e isso causa revolta. Em relação aos hábitos saudáveis, fico muito feliz de participar do projeto das hortas com as guardiãs e o GT de meio ambiente. Nós construímos em vários locais no bairro e hoje as pessoas nos procuram para saber como criar hortas verticais em suas casas, então é muito gratificante!
Maria Edilene