Acesso a saneamento básico, energia e redes de comunicação
Cerca de ⅕ das moradias do bairro
não tem acesso a coleta de esgoto
Pequena parte das moradias do bairro ainda não usufrui de cobertura de serviços de energia e água, e uma parcela um pouco maior ainda não possui coleta de lixo, esgoto e internet. É grave a informação de que 5% das casas não possuem nem esgoto, nem água, nem coleta de lixo.
Ainda, por mais que a maior parte das residências tenha acesso a esses serviços, os dados não revelam sua qualidade. Ou seja, pode-se ter acesso à energia elétrica, mas ocorrer falta de luz frequentemente; pode-se ter acesso à água, mas ela não ser própria para consumo; pode-se ter acesso à coleta de lixo, mas ela ser feita poucas vezes na semana; pode-se ter acesso a esgoto, mas ele apresentar problemas de entupimento; e pode-se ter acesso à internet, mas o sinal ser de má qualidade.
O acesso e qualidade da água no bairro é muito diferente. Apesar da maioria das casas ter encanamento interno (mais de 90%), mesmo nas regiões mais altas, é comum a ocorrência de cheiro, sabor e cor na água da rede de distribuição. Em pesquisa realizada pela Fundação Tide Setubal foi constatado que 40% do bairro sofre com falta de água todos os dias, um problema que atinge todas as regiões do bairro (Plano CDE/2020).
O escoamento do esgoto diferencia as regiões mais vulneráveis do bairro. Embora cerca de 80% dos domicílios destinem o esgoto à rede coletora pública, mais da metade das casas na região baixa do bairro lança o esgoto diretamente no córrego. Ainda, mesmo entre os domicílios conectados à rede coletora, 40% das residências localizadas na parte alta do bairro relatam vazamentos de esgoto sempre ou, ao menos, quando chove. Na parte baixa do bairro, onde não há conexão regular, este percentual sobe para mais da metade dos domicílios (Plano CDE/2020).
Além do esgoto e do acesso à água, a coleta de lixo é presente, mas aparenta ser insuficiente. Mesmo com a passagem do caminhão de lixo, há reclamações em todas as regiões do bairro sobre acúmulo nas ruas e nos córregos. Há coleta de lixo para 82% dos moradores. A alternativa para os que não acessam o serviço é o descarte em caçambas e, em menor grau, o descarte no córrego.
Sinal da vulnerabilidade das moradias, apenas 59% têm acesso à internet no domicílio. Na região mais vulnerável, a dependência de rede móvel é maior que o acesso à internet domiciliar. Sem internet de qualidade em casa, é comum acessar via casa de vizinhos e estabelecimentos comerciais. Fenômeno notadamente mais comum na parte baixa do bairro (Plano CDE/2020).
Do total de residências do bairro,
não possuem nem esgoto, nem
água, nem coleta de lixo
Pesquisa com moradores do bairro. Dados de 2022